Shantala
É importante que sejam realizadas as práticas de Shantala nos bebês a partir de um mês de vida, pois antes, eles perdem muito calor, e a massagem deverá ser feita com o bebê sem roupas.
A massagem Shantala dura em média 20 a 30 minutos e este tempo deve ser reservado apenas para isto, é o que dizem os especialistas, para que se tenha uma efetividade.
Apesar dos inúmeros benefícios da massagem em bebês, veja abaixo as indicações e contraindicações da Shantala.
A massagem em bebês aumenta o vínculo
do bebê com os pais
Indicações da Shantala
A massagem Shantala é indicada para:
- Aumentar o vínculo mãe/filho
- Relaxar e acalmar a criança
- Melhorar o sono do bebê
- Eliminar gases
- Diminuir cólicas
- Melhorar o funcionamento digestivo
- Ativar a circulação sanguínea e linfática
- Melhorar o alongamento
O ideal é que a Shantala seja feita sempre no mesmo horário, para que se torne uma rotina positiva na vida do bebê e também da mamãe.
É importante que esteja o pai e a mãe, ou um ou outro e o bebê, sem que se tenham interferências de barulhos, telefones ou mesmo interrupções.
Contraindicações da Shantala
É importante que esta técnica não seja aplicada logo após o bebê ter sido amamentado, e é interessante aguardar um tempo para a boa digestão da criança.
Outra dica é se caso o bebê não dormir depois da massagem, procurar dar um banho na criança, mas apenas para que ele relaxe na água morna, sem a necessidade de se dar um banho de higiene.
Caso o bebê esteja com algum tipo de mal estar, o melhor é procurar respeitar e aguardar sua melhora. Procure deixar com que ele descanse, e nunca acorde o bebê para realizar esta massagem, mesmo que seja em horários habituais.
A Shantala é contraindicada quando o bebê está gripado, com febre, com a pele sensível ou esteja dormindo (afinal, quem gosta de ser acordado, não é mesmo?)
