Drenagem Linfática Gestante

A gestação é um período de transformação física e emocional e é impossível estar plenamente bem todos os dias. Além das incertezas sobre o processo de
torna-se mãe e as dúvidas sobre o nascimento do bebê, as gestantes ainda sofrem com desconfortos físicos.
Nos primeiros meses, o maior incômodo são os enjoos,
já depois do primeiro trimestre, o inchaço e as dores na região lombar e musculares começam a atrapalhar a rotina.
Gestantes podem receber Massagem?
Sim, com recomendações médicas, e realizadas com
profissionais qualificados. As massagens podem ajudar
a melhorar seu astral e humor, por fazer fluir por todo
o corpo as famosas endorfinas, que dão aquela sensação de bem-estar. Para amenizar estes sintomas existem várias opções de massagem que são bem efetivas e, algumas delas, podem ser feitas em qualquer fase da gravidez.
- Drenagem linfática: é a favorita das futuras mamães, já que alivia os inchaços e ajuda a diminuir a retenção de líquidos. Pode ser feita durante os nove meses, mas tem algumas restrições para gestantes em algumas condições.
“Não é indicada para grávidas com hipertensão, insuficiência renal, trombose venosa profunda e infecções de pele”.
- Haptonomia: a Ciência da Afetividade, também chamada de haptonomia, criada pelo holandês Franz Veldman, há cerca de trinta anos, explica que o toque é um elemento essencial durante a gestação e ajuda os pais a estabelecerem uma maior proximidade afetiva com o filho que ainda está na barriga. Uma técnica menos conhecida, mas excelente para que o pai entre em contato com a mamãe e o bebê a partir do seu toque. É ele quem faz a massagem na gestante, usando um óleo vegetal próprio para massagens. Os movimentos são suaves e sem apertar a barriga, e a técnica pode ser utilizada após o 6ºmês de gestação.
- Massagem relaxante: também pode ser feita durante toda a gestação e consiste em uma massagem leve e sem dor. “Esta técnica ajuda a aliviar as dores na região lombar e diminui a ansiedade”.
– Reflexologia Podal: a técnica ao exercer pressão na região plantar atua desbloqueando a energia vital, favorecendo a circulação sanguínea e o sistema imunológico do corpo. A relação do corpo com os pés e as mãos é muito especial.
Sendo estes órgãos sensitivos, eles tocam e percorrem o mundo que nos rodeia, percebendo-o e manipulando-o. Para o desenvolvimento dessa atividade é necessário o envolvimento e a combinação de estiramentos musculares, angularidade de juntas, comunicações nervosas e uma pressão sobre pontos específicos nos pés.