top of page

Como eliminar as estrias

  • espacoterapiaefata
  • 13 de set. de 2017
  • 3 min de leitura

Nada como se sentir bem com o seu estado físico e mental. Estar em paz consigo mesmo faz toda a diferença para manter o bem-estar e viver uma vida plena e feliz. Nesse contexto, estar satisfeito com os seus próprios aspectos estéticos é um dos pilares para adquirir o equilíbrio.

Você sabia que embora as estrias não sejam consideradas uma doença, a presença dessas lesões geralmente causa insatisfação com relação a aparência do próprio corpo e, consequentemente, uma baixa autoestima?


E isso tudo, por vezes, pode acarretar em transtornos emocionais e sociais para algumas pessoas.

Normalmente, é possível notar o desenvolvimento das marcas a partir da puberdade até os 45-50 anos, sendo que o problema ainda é comum a ambos os sexos e independe de faixa etária, podendo surgir ainda na infância.


As marcas de estiramento da pele são ocasionadas quando há um alongamento tanto da epiderme quanto da derme, que pode ser ocasionado por diversas razões que você verá ao longo do artigo. Geralmente, elas são lineares e apresentam uma largura que pode oscilar entre 1 e 14 mm.


Destaca-se que nas mulheres, as estrias são mais comuns nas regiões das coxas, nádegas e mamas. Já em homens são mais comumente observadas nos ombros, coxas e região lombar, sendo mais raras nas axilas, abdômen, braços e pescoço.


E nós sabemos que a preocupação com a beleza é uma característica inerente aos seres humanos, as estrias podem causar muitas dores de cabeça.


Portanto, diante da crescente busca por tratamentos estéticos que prometem reduzir ou eliminar as marcas indesejadas, preparamos esse artigo para que você conheça:




Como as estrias aparecem


As estrias se caracterizam por cicatrizes cutâneas causadas pelo rompimento das fibras elásticas e colágenas da pele.


Sabe-se que ainda há muitos pontos a esclarecer no que diz respeito aos fatores que contribuem para o aparecimento dessas cicatrizes.


No entanto, é consenso entre diversos estudiosos e especialistas no assunto que existe uma série de elementos que colaboram para a eclosão das marcas, como: ganho ou perda rápida de peso, hereditariedade, sedentarismo (mas saiba que o excesso de exercícios físicos também não é bom), hormônios, crescimento veloz e maus hábitos alimentares.



QUAIS SÃO OS TIPOS DE ESTRIAS:


ESTRIAS VERMELHAS OU ROXAS

Quando as estrias estão vermelhas, significa que há um processo inflamatório no local e que elas estão em estágio inicial. Esses fatores evidenciam que há circulação de sangue na região e que o tecido não foi totalmente danificado. Desse modo, quando as estrias possuem essas características o tratamento se torna mais simples e muito mais eficaz. P.S.: É possível que você sinta coceira na área afetada, caso esteja nesse estágio.



ESTRIAS BRANCAS

Após o estágio inicial, as estrias adquirem a coloração branca. Quando as estrias ficam brancas é sinal de que o sangue já não circula pelo local, tornando o tratamento mais complexo e demorado.


Elas ainda apresentam variações, como atróficas (apresentam relevos leves) e hipertróficas (apresentam relevos profundos).




COMO ACABAR COM AS ESTRIAS


Vamos lá, o que muitas pessoas querem saber é se as estrias têm cura, porém, mesmo com os inúmeros tratamentos que surgiram juntamente com o avanço tecnológico, ainda não existe nenhum que seja capaz de eliminar o problema por completo.


Dessa forma, ao procurar qualquer tipo de tratamento, é imprescindível ter a consciência de que a função do mesmo é a de atenuar as estrias, ou seja, deixá-las menos visíveis, sempre com o objetivo de oferecer um maior conforto estético e autoconfiança.


Sendo assim, vale aquela máxima: a prevenção é o melhor caminho a seguir.


Por isso, o ideal é beber bastante água, manter uma dieta balanceada, praticar exercícios físicos moderadamente e manter o peso em equilíbrio, evitando o efeito sanfona.


Mas… Se ainda assim as estrias insistirem em se manifestar, você deve estar bem informado para saber como agir para reduzir o problema.








 
 
 

Comentários


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2017 by Terepia Efatá. Todos os direitos reservados.

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon
bottom of page